• “Destaco a importância em contar com uma empresa parceira na criação de soluções para melhorar a gestão dos negócios e facilitar a resolução dos problemas“

    Elizandra Bocchese, Diretora administrativa Transportes Cavalinho

Transportes Cavalinho: soluções customizadas pela ATSLOG ampliam gestão e resultados

Considerada uma das maiores empresas do setor do sul do Brasil, a Transportes Cavalinho iniciou a parceria com a ATSLOG ainda em 2011. Há mais de 30 anos no mercado, aliada à inovação e tecnologia, a empresa aposta na parceria e nos bons projetos para atender com eficácia a carteira de clientes, que inclui grandes fabricantes e fornecedores mundiais de produtos químicos, petroquímicos e refrigerantes.

Com uma frota de mais de 400 caminhões e mais de 1000 rotas definidas, a Cavalinho depende de sistemas funcionais e eficientes, que permitam o controle e comunicação entre a Matriz, situada em Vacaria (RS) e as filiais em Paulínia (SP) e em Camaçari (BA). Por meio da parceria firmada com a ATSLOG foi possível desenvolver sistemas adequados para atender a demanda, com base na realidade da empresa.

ATS SIGA – Solução integrada de gestão

O transporte químico, por possuir características peculiares, requer uma gestão ainda mais complexa. Assim, a primeira solução implantada na Transportes Cavalinho foi o ATS SIGA, pois a principal dificuldade da empresa era visualizar a frota e gerenciá-la, com base na análise de alocação de equipamentos, distribuição, produtividade e disponibilidade.

Antes do SIGA, a empresa utilizava outro sistema, considerado deficiente em tecnologia e suporte de recursos para melhoria continua, impossibilitando respostas rápidas também aos clientes da Transportadora.

De acordo com o coordenador de Operações da Transportes Cavalinho, Rodrigo Talamini, com a solução desenvolvida pela ATS é possível fazer o gerenciamento online da frota, o que possibilita ganhos e tomadas de decisões antecipadas, melhorando a produtividade. Além disso, “permite rápida identificação de recursos disponíveis, acompanhamento das viagens em tempo real, gestão de pedidos, gestão de distribuição de equipamentos, histórico de viagens, gestão de ociosidade e análise de demanda por equipamento, municiando a empresa para ações táticas com plenitude”, avalia.

ATS GUARD – Gerenciamento de risco

Roubos de equipamentos e cargas, sequestro dos motoristas, desvios de rotas, rodagem em locais proibidos e fora do horário permitido estão entre os principais problemas enfrentados pelas transportadoras diariamente nas estradas.

O controle das viagens e cargas pela Transportes Cavalinho era feito, até 2012, por um software de gerenciamento. Porém, a ferramenta genérica não permitia adequações para melhoria da interface do usuário e dificultava a visualização pelos clientes. Era preciso melhorar os controles e integrar as ferramentas em uma plataforma única de gestão.

Para potencializar o gerenciamento de risco, a ATSLOG customizou o sistema ATS GUARD, buscando atender a demanda da Transportadora, e o integrou ao SIGA, eliminando rotinas indesejadas e o retrabalho.

O coordenador de Operações da Transportes Cavalinho, Rodrigo Talamini, explica que o sistema ampliou consideravelmente a velocidade na identificação das não-conformidades e a parametrização, melhorou a interface e a gestão de irregularidades, sem falsos alertas. “É um sistema rápido, enxuto, dotado de inteligências embarcadas diferenciadas, com ótima interface e suporte técnico eficiente”, salienta.

ATS GUIARH – Controle de jornada do motorista

Desde que a Lei nº 13.103/2015 entrou em vigor, muitas empresas buscam soluções para gerenciar as atividades dos motoristas. Como todas as transportadoras, a Cavalinho recebeu a notícia com surpresa, mas viu a Lei com bons olhos para regulamentar o trabalho dos condutores.

Em janeiro de 2013, a empresa iniciou parceria com a ATSLOG para implantar solução que contemplasse essa demanda: o GUIARH. O sistema de controle de jornada do motorista passou a gerar dados sobre todas as ações realizadas, indicando jornada de trabalho diária, paradas para refeição, descanso, carga horária excedida, entre outras funções.

Outro grande benefício é que o GUIARH também pode ser utilizado como sistema alternativo de controle da jornada, reduzindo a preocupação da transportadora com relação à ficha-ponto do motorista.

A evolução do sistema foi baseada na experiência real da empresa, facilitando também a gestão das informações já existentes nos demais módulos. “Por gerar processos e informações confiáveis para a Cavalinho, contribui com as ações de treinamento, visualização de gargalos e ações preventivas às não-conformidades”, destaca o coordenador de Operações da Transportes Cavalinho, Rodrigo Talamini.